segunda-feira, 26 de setembro de 2016

XIV Refazer para Renascer





A maçonaria não é religião nem ideologia
Não há nenhuma instituição que não tenha uma ideia de obra, manifestações de comunhão entre os seus membros e vivificado cumprimento de estatutos internos. No caso da maçonaria, que não é religião nem mera ideologia, onde se vivem e revivem lendas, alegorias e símbolos, através de rituais conhecidos, é mais intensa e formalizada essa dimensão, até com a procura do próprio sagrado.

Sociedade iniciática
Do que imperfeitamente sabemos, a maçonaria, em todos os tempos e em todos os sítios, nunca abdicará de ser uma sociedade iniciática, sob pena de perder a sua natureza.

Trabalhar a pedra bruta
As coisas humanas, mesmo as que procuram o sagrado, tanto degeneram como se aperfeiçoam, tal como cada um de nós cai e se levanta. Segundo uma alegoria maçónica, chama-se a isso trabalhar a pedra bruta, para depois a polir, permitindo a construção do templo interior.

País livre, com homens livres
Para que os valores professados pela ordem possam ser tão naturais quanto o ar que se respira num país livre, com homens livres. E para que os maçons não esqueçam momentos dramáticos em que se dividiram em jogos profanos e dissidências politiqueiras.

...



Em corrente humana e cadeia de união
Há quem seja maçom para sentir o mistério em corrente humana e cadeia de união, esse além que, sendo razão, nunca nos chega, porque será sempre segredo que nunca desvendaremos. A maçonaria apenas nos ajuda a poder olhar o sol de frente, como alguém que sente a sua passagem para uma nova vida.

Dcclaração de princípios, junho de 2014